segunda-feira, dezembro 28, 2009
Mais um ano de mandato
quarta-feira, dezembro 23, 2009
Feliz Natal 2009
terça-feira, dezembro 22, 2009
quinta-feira, dezembro 10, 2009
PETIÇÃO - Hospital Amadora-Sintra
No próximo Sábado, dia 12, a JSD Cacém, estará na Amadora, esperando pela sua assinatura para a petição que é do interesse de todos.
Face ao estado em que se encontram as Urgências do supracitado Hospital, a JSD decidiu (re)agir face à inércia da administração central, na busca por uma solução que não comprometa esse bem essencial: a saúde de todos os que trabalham em prol dos Concelhos de Sintra e Amadora.
Junte a sua voz à nossa, para que possamos projectar este assunto na agenda nacional, levando-o à Assembleia da República.
No próximo Sábado, pelas 10:00, junto à sede do PSD da Amadora (nas imediações da estação ferroviária), contamos consigo!
quarta-feira, outubro 28, 2009
Nova Câmara - a mesma Dedicação
Não temos dúvidas da qualidade do trabalho que vão desenvolver e, em especial, para este primeiro passo, desejamos-lhes muita boa sorte.
terça-feira, outubro 13, 2009
A vitória da Dedicação
Não temos mais do que a vitória que merecemos. Uma vez mais, a cidade de Agualva-Cacém será gerida pela Coligação Mais Sintra.
Os nossos parabéns aos candidatos que saíram destas eleições vitoriosos e os nossos cumprimentos a todos os que, não tendo saído vencedores, arriscaram, deram a cara e o seu melhor nesta campanha eleitoral.
Não duvido que faremos mais por Sintra, mais pelos sintrenses. Demos provas daquilo de que somos capazes. Continuaremos o caminho percorrido em direcção a uma Sintra mais nossa, mais próxima de todos.
quinta-feira, setembro 24, 2009
Mês da Juventude em Mira Sintra
quarta-feira, setembro 23, 2009
Vi(r)ver o Património
terça-feira, setembro 15, 2009
Mês da Juventude em Mira Sintra
Manuela- 2; Sócrates - 0
Foi com orgulho que assistimos ao discurso directo, sólido e conciso da nossa Presidente. Sem textos estudados, Manuela Ferreira Leite impressionou.
Não duvidamos: o debate foi claramente vencido pela dirigente laranja. Discutiu as suas sólidas propostas, defendeu os seus pontos de vista e esclareceu os mais confusos. Cá estaremos, para dia 27!
segunda-feira, setembro 14, 2009
Dedicados a Agualva
sábado, setembro 12, 2009
Claque laranja!
quinta-feira, setembro 10, 2009
Dedicação Total
quarta-feira, setembro 09, 2009
Paulo Pereira na nossa cidade
terça-feira, setembro 08, 2009
Apresentação da Candidatura a São Marcos
No passado dia 4 de Setembro, o actual presidente da Junta de Freguesia de São Marcos, Nuno Anselmo, apresentou a sua candidatura à presidência da referia Junta. Decorreu no centro Carlos Paredes, perante cerca de duas centenas de pessoas que encheram o espaço.
Nuno Anselmo destacou algumas obras realizadas na freguesia ao longo do mandato, nomeadamente a intervenção e requalificação dos espaços verdes, o investimento no desporto e na acção social.
Destacou igualmente o empenho na construção do Centro de Saúde e a aposta no incentivo ao emprego (com a criação do Gabinete de promoção do Emprego.
O actual executivo herdou uma freguesia com muitas carências, onde predominava o caos urbanístico, fruto de uma total ausência de planeamento. A obra, ora apresentada permitiu devolver aos cidadãos de São Marcos a qualidade e vida que parecia irremediavelmente perdida.
Presente na cerimónia, o Prof. Fernando Seara, presente na apresentação da candidatura,
elogiou o trabalho de Nuno Anselmo desenvolvido nos último mandato, e enfatizou a dedicação do presidente da Junta a São Marcos
Petição HAS - 4ª Recolha de Assinaturas
Desta vez estaremos na freguesia de S. Marcos junto ao Pingo Doce pelas 10H00.
Aproveitamos para informar que a última recolha de assinaturas, aqui divulgada, correu muitíssimo bem, pois conseguimos o apoio de 157 pessoas.
Participe nesta próxima recolha de assinaturas.
quinta-feira, setembro 03, 2009
Dedicação Total
Petição HAS - 3ª recolha de assinaturas
Estaremos no Shopping Cacém pelas 09h30, para prosseguir com esta iniciativa, que tem recebido a adesão das pessoas e a sua concordância.
Porque os habitantes de Sintra e da Amadora merecem mais e melhor saúde.
segunda-feira, agosto 31, 2009
Petição HAS - 2ª recolha de assinaturas
sexta-feira, agosto 28, 2009
Compromisso de Verdade
A JSD Cacém esteve presente e sentiu o forte discurso da Presidente social-democrata, que nos guiou por um programa prudente, mas directo e exequível.
Destacámos 19 propostas do tão aguardado programa. Aqui ficam:
- Alteração do regime de pagamento do IVA e extinção do pagamento especial por conta
- Revisão do IMI e do IMT com vista à correcção de desigualdades e injustiças
- Reposição do regime dos certificados de aforro e da Conta Poupança-Emigrante
- Incentivo à criação de cursos ou seminários de empreendorismo nas Universidades ou Institutos Politécnicos
- Estímulo do investimento empresarial em I&D
- Apoio à instalação de jovens empresários rurais
- Adopção de uma política de sustentabilidades do sector das pescas com incentivos à modernização das frotas e à qualificação dos recursos humanos
- A suspensão do TGV e a reabilitação da rede ferroviária convencional
- Extinção das taxas moderadoras para internamento e cirurgia
- Reforço dos meios humanos e financeiros de apoio a estudantes com necessidades educativas especiais
- Alteração do estatuto do aluno, com valorização da assiduidade, disciplina e civismo
- Incorporação de uma componente que integre indicadores quantitativos e qualitativos no cálculo da remuneração dos juízes e magistrados do MP
- Reforço do papel fiscalizador do Provedor de Justiça
- Maior autonomia das escolas, ficando o Ministério da Educação com um papel meramente regulador
- Implementação de um programa de inovação tecnológica das polícias e dos seus meios de apoio técnico e científico
- Descentralização administrativa com atribuição de novas competências aos municípios e às freguesias
- Clarificação e limitação das competências da Entidade Reguladora para a Comunicação Social
- Alargamento das bolsas do programa Erasmus e criação de um programa semelhante para o primeiro emprego
- Promoção da educação para o consumo no sentido do combate ao sobre-endividamento das famílias
Mas porque 19 não é um número redondo, convidamos os nossos visitantes a consultarem o programa aqui e a seleccionarem uma 20.ª proposta para a nossa lista, de entre todas as que dele constam.
quarta-feira, agosto 26, 2009
Até dia 27
E não nos parece que a montanha parirá um rato. Parece-nos que se trata de uma estratégia de mobilização para a intervenção social dos cidadãos, que, espera-se, lerão o programa do partido laranja.
A prudência tem marcado a direcção de Ferreira Leite. O respeito pelos cidadãos e a luta pela verdade conduzem a um pedido:
segunda-feira, agosto 24, 2009
Mais divergêrcias..... Nos incêndios
Os incêndios são sem dúvida um dos flagelos que mais danos causa num território. Estes, adulteram o ecossistema cobrindo a área devastada por um imenso rasto de destruição causando alterações complexas no tecido humano e económico.
Sendo um assunto tão delicado, deveria merecer por parte do Governo uma atenção especial no sentido dos números revelados sobre a extensão da área ardida ser no mínimo credível. Sabendo do gosto deste governo por medidas e dados que revelem a progressão e a eficiente acção do executivo na marcha pelo desenvolvimento de Portugal, atestada na engenhosa capacidade de ficção (digna de um filme de ficção científica) e manipulação dos números... Sempre fantásticos e gloriosos.
Mais uma vez surge uma divergência engenhosa na apresentação dos números...
Segundo dados da Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS, na sigla inglesa), que monitoriza os incêndios por satélite, houve 54 incêndios considerados grandes (isto é, com uma área superior a 100 hectares) entre Janeiro e 15 de Agosto.
Por sua vez, segundo a Autoridade Florestal Nacional, que depende directamente do Governo, houve apenas 31 "grandes incêndios" no mesmo período.
Sabendo dos antecedentes deste governo e da idoneidade do organismo Europeu, estes dados revelados pelo organismo português vão ao encontro da propaganda montada por este executivo...
E há sempre a desculpa que os métodos de cálculo são diferentes.... A mesma área mas com cálculos diferentes..
É este o "Engenho" do nosso Primeiro-Ministro...
sábado, agosto 22, 2009
Petição HAS - 1ª recolha de assinaturas
A JSD Cacém agradece, em nome de todos os utentes do estabelecimento hospitalar, aos 217 cidadãos que hoje, junto ao Mercado da Agualva, contribuíram para que possamos levar este assunto tão delicado ao Parlamento e a todos os companheiros sociais democratas e jovens sociais democratas que estiveram presentes na iniciativa e se sensibilizaram com esta realidade.
A próxima recolha é já para a semana, Sábado, às 9h30, em Mira-Sintra, junto ao LIDL.
sexta-feira, agosto 21, 2009
PETIÇÃO - Hospital Amadora-Sintra
Laranja entrevista
domingo, julho 19, 2009
Jovens do Concelho de Sintra
É muito gratificante, para nós jovens do Concelho de Sintra, sabermos que temos uma Câmara Municipal que se preocupa, aposta na nossa formação e no nosso futuro.
quarta-feira, julho 08, 2009
Foi um toiro que o matou...
Fomos notícia dos jornais do mundo depois da incompreensível e injustificável atitude de Manuel Pinho. Fará parte da estratégia de divulgação do nome do país que Sócrates tem vindo a implementar? Dificilmente…
Agora, além do Magalhães, temos a evocação animal no Parlamento. E é assim que pensam ganhar as legislativas?
domingo, junho 28, 2009
Eleições
Apesar do PSD ter manifestado uma opinião que favorecia a realização dos dois actos eleitorais no mesmo dia, a Dra. Manuela Ferreira Leite realçou, no entanto, que autárquicas e legislativas irão «mobilizar todos nós» por serem muito próximas uma da outra.
Na Convenção Autárquica Regional do PSD/Algarve, a líder do PSD ainda salientou que «a força das autárquicas é essencial para as populações, mas é essencial para o país porque a força dos autarcas social-democratas não vai deixar de arrastar aquilo que é a necessidade de mudança do Governo de Portugal».
Estas eleições revelam-se assim um verdadeiro desafio: «Para ganhar tudo, temos de lutar».
quinta-feira, junho 18, 2009
Eles falam, falam, falam...
Questionado sobre os motivos que o legitimavam a pedir o que pedia, o chefe do Executivo adoptou uma estratégia de vagueza e ambiguidade. Uma vez mais, não disse nada.
Mas ainda assim, queremos deixar-lhe uma pequena palavra sobre um tema que nos é particularmente caro: privatizações e nacionalizações de serviços básicos de saúde e educação.
Sr. Eng.º… A JSD Cacém alerta: manter (ou colocar) serviços básicos de saúde e educação nas mãos do Estado não significa, como pretendeu, assegurar igualdade de oportunidades aos cidadãos. Olhe-se o Amadora-Sintra, que saiu do grupo Mello pelas mãos de sua Ex.ª. e tem sido o que se vê!
E não foi o seu Governo, Sr. Eng.º, que aprovou uma lei das nacionalizações em anexo a um diploma que decretava uma nacionalização? Quer parecer-nos que sim.
Por isso, Sr. Eng.º, não se reserve o direito à razão. Oiça e pondere, Sr. Eng.º, porque olhe que a Dra. Ferreira Leite sabe escolher bem…
segunda-feira, junho 08, 2009
31,7%
Ontem foi dia de dizer «Basta!». Foi dia de bater a mão na mesa e gritar «Chega!». Porque estamos todos fartos da política do show-off, de sermos politicamente correctos e «fascizados» por um Governo híbrido que ninguém sabe de onde vem nem para onde vai.
Por isso os portugueses votaram PSD. Mas não votaram PSD só para gritar «Chega!». Votaram PSD porque a sua equipa era a melhor das equipas, porque os candidatos sociais-democaratas falaram verdade ao país e vieram para a rua com propostas sólidas e transparentes. E o PSD ganhou. Parabéns à Dra. Ferreira Leite, que acreditou sempre, que mostrou que a garra não se mostra frente às câmaras.
Para si, Dr. Rangel, e para a sua brilhante equipa, que viaja para Estrasburgo, congratulações e um “Até já!” da JSD Cacém, que hoje acordou mais feliz, mais europeia e mais laranja.
sexta-feira, junho 05, 2009
Até Domingo, Rangel!
Aberto pelo Prof. Fernando Seara, o almoço decorreu em ambiente de euforia e animação, depois de uma manhã de bandeiras no ar e muita música laranja. A JSD esteve em grande e a secção do Cacém, como não podia deixar de ser, marcou presença n’“A Tendinha”, onde se juntou aos companheiros que vieram ao nosso concelho juntar-se a Paulo Rangel.
A Dra. Ferreira Leite fez questão de lembrar as suas brilhantes capacidades de escolha, numa manifestação de apoio incondicional ao candidato laranja às eleições europeias.
Ao final da tarde, na tradicional arruada, militantes e companheiros sociais-democratas desceram Lisboa em ambiente de entusiasmo, apoiando Paulo Rangel e gritando vivas ao Partido de sempre.
A todos, é de lembrar: «porque o Vital não tem juízo (…), toca a votar!».
A JSD Cacém acredita. E vocês?
segunda-feira, junho 01, 2009
Sócrates, medicamentos e eleições
O problema são as farmárcias, que não sabem como aplicar esta «generosa» medida (haverá certamente utentes que não necessitam, outros para quem ela não chega...), esta «esmola eleitoral» do nosso Executivo, porque a pressa - e Sócrates tem-na, com boas razões para isso - é inimiga da perfeição.
Faz lembrar as disciplinas criadas pelo Eng.º Guterres em 2001... Os pais ficaram encantados por poderem depositar os seus rebentos na escola por mais três horas semanais, os professores não sabiam no que consistia o Estudo Acompanhado.
domingo, maio 10, 2009
O Parlamento de todos os europeus
Os Deputados europeus são os «representantes dos povos dos Estados reunidos na comunidade», eleitos por sufrágio universal e directo desde 1979 (data até à qual eram designados pelos Parlamentos nacionais) por um período de 5 anos.
Estão agrupados por ideologias políticas e não por nacionalidades e têm poderes de grande relevo no quadro comunitário.
Participam no processo de emissão de directivas e regulamentos e podem demitir a Comissão Europeia, órgão de defesa dos interesses da União, através da aprovação de uma moção de censura (recorde-se a tentativa de destituição colectiva da Comissão de Jacques Santer em 1999).
Os Deputados europeus são a expressão da nossa vontade política enquanto cidadãos europeus e por eles passam questões de grande importância para todos nós.
Com o crescente leque de poderes de que este órgão tem vindo a conseguir arrogar-se,passando de órgão meramente consultivo a órgão com verdadeiros poderes decisórios, quem é que queremos a ocupar os 22 lugares que nos são reservados?
sexta-feira, maio 08, 2009
Era uma vez o fomento da aprendizagem
Em Inglaterra e em França a escolaridade obrigatória vai até aos 16 anos de idade e em Itália, na Áustria ou Suíça o 9.º ano é suficiente (talvez o nosso Primeiro se inspire nos exemplos do Togo ou Arménia, onde a escolaridade obrigatória é de 12 anos…). Nem faremos referência ao PIB destes países para não esmorecer a opinião pública.
A aprendizagem não deve ser vista como um dever, mas como um direito dos cidadãos e um benefício para o país. Mas não tem de ser imposta pelo Estado. O gosto e a vontade de conhecimento devem ser fomentados. Não conhecemos todos casos de profissionais (infelizes) de mesteres impostos?
Temos de decidir o que queremos, no fim de contas – um país de doutores ou de cidadãos bem formados, duas realidades totalmente diversas. Por nós, preferimos os segundos.
terça-feira, abril 07, 2009
«Deixem-nos trabalhar!»
Com a enérgica participação de Manuel Lemos (Presidente da União das Misericórdias), César das Neves (Professor da Universidade Católica) e Maria José Nogueira Pinto, o debate trouxe-nos várias perspectivas sobre o que sabemos ser o flagelo dos dias de hoje, grandemente causado pela extrema dependência que temos do Estado, que se tornou o «pai de todos os portugueses».
Uma conclusão comum e ideologia a defender: descentralização e fomento do empreendorismo não se fazem com paternalismos. «Deixem-nos trabalhar!», pediu Manuel Lemos!
quinta-feira, março 26, 2009
Jornadas - apresentações ppt
Finalmente, a JSD Cacém disponibiliza on-line as primeiras apresentações em Powerpoint utilizadas pelos nossos fantásticos oradores!
Medicina
Arquitectura
Marketing e Publicidade
Um grande agradecimento aos oradores pela cedência dos documentos.
Um bem-haja,
JSD Cacém
quarta-feira, março 25, 2009
Passes sociais, descontos de 50% e discriminação positiva
Muita piada têm tidos estes quatro anos de show off do Eng. José Sócrates.
Em ano de eleições e tempo de balanço do que o país tem vivido, aproveito para contar um episódio que me aconteceu há já uns meses, por altura da divulgação daquela divertida ideia do qualquer coisa 4-18, relacionada com um desconto de 50 % nos passes sociais a estudantes até aos 18 anos com umas cores muito vivas sobre fundo preto.
Com 17 anos ainda, decidi ir à Estação de comboios onde habitualmente carrego o cartão Lisboa Viva para saber o que fazer com vista a beneficiar desta fantástica medida do nosso carinhoso Governo PS.
Chegada à estação, recebo uma curiosa informação: a medida não se aplica a estudantes do Ensino Superior. Aliás, o panfleto afirma-o: «Estudantes dos 4 aos 18 anos (inclusive), que não frequentam o ensino superior (…)». Discriminação positiva, de que tanto se tem falado? Não me parece…
Mas esta exclusão parece-me estupidamente óbvia e ainda hoje me sinto espantada e, de certa forma, algo envergonhada, por ter podido pensar que os estudantes do Ensino Superior beneficiariam desta misericordiosa medida. Verdadeiramente, a despesa que os estudantes universitários causariam ao Governo faria com que, ao comparticipar metade do valor dos nossos passes sociais (e o meu é de 40 €…), este executivo estivesse – onde é que já se viu? – a apoiar verdadeiramente os jovens. Ora, todos sabemos que apoiar os portugueses é coisa que este Governo não fez (e eu, além de portuguesa, sou jovem e, como se não bastasse, estudante do Ensino Superior…).
De qualquer forma, nem mesmo todos os alunos do Ensino Secundário beneficiam desta medida. Leia-se:
Quais os transportes públicos abrangidos?
Todos os transportes públicos colectivos de passageiros, rodoviários e fluviais, a nível nacional bem como os ferroviários urbanos e regionais. Também irão estar abrangidos os transportes urbanos dos municípios que vierem a aderir ao 4_18@escola.tp.
Os transportes municipais que, no interior, são a única opção para a deslocação dos alunos, só estarão abrangidos se o município quiser. Recuso-me a imaginar se, querendo, será o município ou o Governo a comportar as despesas. Toda a gente sabe como são abastados os municípios portugueses...
O publicitado e aclamado apoio parece resumir-se, assim a meia dúzia de trocos que o Governo encontrou e decidiu doar.
E parece isto fazer parte de um pacote de medidas deste executivo para extinguir o Ensino Superior. As dotações orçamentais para as universidades públicas portuguesas foram – digo-o de alma e coração – uma indescritível e inominável vergonha. Talvez façam (mais um) orçamento rectificativo lá para a altura das eleições.
Abraços laranja